Lições para cuidar bem do coração

SINÓPSE

Os livros ensinam e educam.Em Medicina eles são importantes para difundir os conhecimentos e as novas tecnologias que são essenciais para os médicos exercerem a profissão com eficiência. Em hipertensão é importante conhecer-se o comportamento da pressão arterial nas 24 horas, se há ou não o esperado descenso durante o sono e para evitar a falsa hipertensão mascarada e conhecer o efeito do avental branco. O presente MAPA e MRPA - MAPA 5d editado pelos competentes profissionais Fernando Nobre, Décio Mion Jr, Wille Oigman, Audes Feitosa, Marco Mota e Weimar Sebba Barroso e que conta entre os colaboradores com outros conhecidos líderes da hipertensão no Brasil, merece o nosso aplauso e, certamente, será muito útil para todos que estudam e tratam a hipertensão arterial. Parabéns!
Eduardo Moacir Krieger

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e monitorização residencial da pressa arterial (MRPA) promoveram inegável avanço no tratamento da hipertensão arterial.Os editores da sexta edição deste livro. pioneiramente introduziram a MAPA no Brasil. Possuem portanto todas as credenciais para mais uma edição deste livro Os conceitos básicos da variação pressórica e sua incorporação na clínica chegando a situações específicas são didaticamente abordadas. Livro indispensável para uma boa prática clínica moderna.
Artur Beltrame Ribeiro

MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial e MRPA - MAPA 5d, Monitorização Residencial da Pressão Arterial, reflete linha de tempo e trajetória invulgar na literatura médica brasileira, ora ao alcançar sua 6a edição. Raríssimos são os livros tão longevos; e que aqui testemunho como Diretor-Médico com mais de 50 anos de práxis editorial. É um clássico para todos os interessados na investigação, diagnóstico, tratamento e prognóstico da hipertensão arterial. Com ineditismo conjuga, a um só tempo, a monitorização ambulatorial e a residencial da pressão arterial.
Paulo Rzezinski, Diretor-Médico, Editora Atheneu.

SOBRE O AUTOR

Fernando Nobre é cardiologista com especialização em Hipertensão Arterial. Formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em 1974, é Professor-Doutor por essa mesma universidade. Constituiu, em 1992, a Unidade Clínica de Hipertensão do Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, tendo sido seu coordenador por 25 anos. É coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto.
Foi presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 1994 a 1996 e da Sociedade Brasileira de Hipertensão de 2009 a 2010. Recebeu vários prêmios e títulos, dentre eles, os de fellow do American College of Cardiology e da European Society of Cardiology. Tem 26 livros publicados, tendo ganhado, em 2006, o Prêmio Jabuti como o melhor livro na categoria Ciências da Saúde. Contribuiu, também, com a produção de 75 capítulos em livros de Medicina publicados no Brasil e no exterior. Possui 180 artigos científicos publicados em revistas médicas nacionais e internacionais, fundamentalmente relacionados com Cardiologia e Hipertensão Arterial. Participou como conferencista/palestrante de mais de 600 simpósios, congressos, jornadas e reuniões científicas no Brasil e no exterior. Desde 5 de março de 2013, é comentarista da CBN Ribeirão, tendo participado, semanalmente, do CBN Saúde com comentários e orientações sobre doenças cardiovasculares e suas prevenções.

Editora Atheneu 2020

360 páginas

Disponível nas principais livrarias ou pelo site

Ver na loja on-line de livros

veja mais.


Av. Indepedência, 3767 | Ribeirão Preto-SP | Fone (16) 3620 2020 | hipercardio@uol.com.br | Prof. Dr. Fernando Nobre | fernando.nobre@uol.com.br